metodologia de planejamento

Planejar! Esse é primeiro passo para gerar resultados e engajar a equipe para transformá-la em um time vencedor!

É necessário ter CLAREZA da estratégia, dar RITMO à EXECUÇÃO e melhorar a ANÁLISE do progresso das ações e indicadores. E tudo isso é a base da metodologia Teams para levar as empresas à atingir um nível de excelência na gestão. Para saber mais  Agende uma Demonstração

O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: Gerar resultados de impacto. Essa é a função do Planejamento Estratégico. Mas atingir metas é só o final de um processo! Antes é preciso definir o caminho para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá.

Você acha perca de tempo planejar? veja esse post Estou ocupado demais para planejar

Listamos 3 Dicas de ferramentas e/ou métodos para facilitar o processo

 

  • Defina Missão, Visão e Valores

Vai permitir que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

 

  • Análise SWOT

A matriz SWOT proporciona uma análise dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses), e as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Em seguida, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Não sabe fazer a matriz SWOT? Podemos te ajudar: Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa

  • Mapa Estratégico

Permite uma clareza com a gestão à vista dos objetivos e metas. Defina metas SMART, que são metas (s) específicas, (m) mensuráveis, (a) alcançáveis, (r) relevantes, (t) temporais. É fundamental defini-las antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os frutos.

Nesse momento é muito importante o foco, apostamos em planejamentos mais curtos como os trimestrais, defina de 3 a 5 objetivos e 5 a 7 metas para o curto período e assim criando uma rotina de reuniões semanais para acompanhar o progresso do plano de ação de projetos ligados à meta aumentamos muito a chance de sucesso. O senso de realização em menor tempo motiva a equipe e aumenta a produtividade.

 

Veja esses dois posts  O que é o Balanced Scorecard?  e  Defina seus Kpi’s    Vão te ajudar! 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>